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GRANDES QUARTETOS COM PIANO

Teatro-Cine [Torres Vedras]

Event info
Date: 20 de Novembro, 2022
Time: 17:00
Location: Teatro-Cine
Address: Av. Ten. Valadim 19, 2500-809 Torres Vedras Torres Vedras
Details

Um dos traços mais vincados da biografia de Brahms é o seu amor platónico por Clara Schumann. Essa impossibilidade viria a ser o catalisador de uma série de obras musicais, em que o génio do compositor se revela plenamente. Disto é exemplo o Quarteto op. 60, composto entre 1856 e 1875 e estreado a 18 de novembro desse ano, com Brahms ao piano.

Segundo o próprio, em carta dirigida ao editor Fritz Simrock, a capa da edição do quarteto deveria ser a de um jovem prestes a suicidar-se, invocando Werther, o personagem do livro de Goethe que sucumbe ao seu amor pela mulher do melhor amigo. Repleto de contrastes dramáticos e motivos melódicos sinuosos, a tensão latente que se mantém até ao último compasso, faz do Quarteto op. 60 uma das  obras maiores do compositor.

Seria Fritz  Simrock quem, de forma insistente, de-  safiou Antonín Dvoák a escrever um quarteto com piano. A 10 de agosto  de 1889, escrevia Dvoák para o amigo Alois Göbl Tenho três andamentos de um novo quarteto com piano completados e o último será terminado em breve. Tudo tem acontecido de forma inesperadamente fácil e as melodias ocorrem-me em catadupa. Graças a  Deus!. O quarteto, terminado a 19 de agosto, viria a estrear a 17 de outubro desse mesmo ano, em Frankfurt.

O I andamento revela a tendência de Dvoák para temas líricos longos, arrebatadamente românticos, ainda que de carácter instáveis, ora escuros e trágicos, ora claros e heróicos. O II andamento, o mais longo dos quatro, é uma canção serena, em contraste com o Scherzo seguinte, ao jeito de um ländler. O último andamento pauta-se por uma exuberância emocional, no contraste entre um tema turbulento e outro lírico, ao qual não falta a evocação do dulcimer, em jeito de dança folclórica.


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