Maquilhagem na sociedade
Written by Flavia Maia on 30 de Março, 2023
É caso para dizer “és preso por ter cão e por não ter“!
A maquilhagem já é utilizada desde a pré-história para cultos funerários, cultos de fertilidade ou rituais xamânicos. Passando pela cultura egípcia e grega. Sendo popularizada através do cinema dos anos 20.
Nos dias de hoje, a maquilhagem é usada por todos e para todas as situações possíveis e imagináveis. Muitos influencers utilizam a maquilhagem como conteúdo para as suas redes sociais e são idolatrados. No entanto, a maquilhagem ainda é um preconceito na sociedade!
É caso para dizer “és preso por ter cão e por não ter“, se usas muita maquilhagem já és artificial e fútil, pois a maquilhagem sempre foi muito associada a este estereótipo. Como o exemplo da Barbie, conhecida como um ícone de beleza.
Depois também temos aqueles que “criticam” o facto de não estares maquilhado, a verdade é que se uma pessoa está sem maquilhagem é porque se sente bem sem ela, sente-se confiante mesmo com as suas imperfeições! Mas não deixa de ser desagradável comentares “ah estás sem maquilhagem?”, “estás com umas olheiras…”, ninguém te perguntou nada e possivelmente a pessoa tem espelhos em casa e sabe isso, mas aceita-se como é.
O que é aceitável?
As pessoas acham aceitável, mesmo as que nem te conhecem, dizer “ah ficavas tão mais bonita sem isso tudo na cara“, sim já ouvi isso muitas vezes, ou “porque te maquilhas é pra chamar atenção?“, “olha a não sei quantas…não se maquilha porque já é bonita!”, “és homem não te podes maquilhar”, “maquilhagem é para meninas”. Eu já ouvi isso tudo e muito mais!
O uso da maquilhagem não tem género ou ocasião, deve ser um acessório como uma camisola que escolhes usar um dia e no outro não, um dia uma castanha, outro dia uma cor de rosa. O que importa é que te sintas bem contigo e que faças a maquilhagem em prol de ti próprio, não porque te é imposto, não porque te dizem para não o fazer. A escolha é tua!
Mas podem existir pessoas mais frágeis onde esses comentários podem ser gatilhos para algo grave, originando até problema psicológicos. Por isso meçam as palavras!
É só mesmo para ganharem um pouco de noção porque vocês não dizem todos os dias a uma pessoa que está a cima do peso que “está gorda”! Porque isso já é bullying e falta de respeito, então com a maquilhagem é a mesma coisa.
Ah e quando vão perceber que dizer “uau estás linda assim maquilhada, nem pareces tu?!”, não é um elogio?!
É para todos…
Quero ainda salientar que seres homem e usares maquilhagem não faz de ti menos homem ou é motivo para te denominarem com algum conceito pre-definido. Simplesmente és uma pessoa que gosta de se maquilhar.
Como a maquilhagem ainda é algo depreciativo leva as pessoas a omitirem o uso da mesma. Mas está na altura de dizer basta! Se quiseres ir maquilhado para a praia vai e ninguém tem autoridade para te julgar, o mesmo acontece se quiseres ir sair à noite sem maquilhagem!
Sê quem tu és sem medos!!