Current track

Title

Artist


Rui Nabeiro, a história de um homem com H grande

Written by on 21 de Março, 2023

Hoje um adeus, talvez um “até já”… mas sem dúvida um obrigado.

Marca a data 28 de março de 1931. Um pequeno Ser nasceu, mas “Maior” se tornou… talvez influenciado pelo nome da sua terra: Campo Maior. Não maior que os outros, mas tinha uma grandeza especial. Esforço, trabalho, humildade e simplicidade seria essa a grandeza? Manuel Rui Azinhais Nabeiro, é o seu nome.

Aos 12 anos começou a trabalhar, ajudava a mãe numa pequena mercearia, o pai e os tios na torra do café. Desde cedo, Rui Nabeiro teve de lidar com as adversidades da vida e da época. Aos 17 anos, após a morte do pai, assumiu os destinos da pequena torrefação familiar.

Rui e Alice Nabeiro. Fotografia que foi usada para a capa do “romance biográfico” Almoço de Domingo.

O caminho

Em 1961 criou a Delta Cafés, um grupo empresarial que hoje lidera o mercado dos cafés em Portugal. Era 1982 quando constituiu a Novadelta e, em 1984, criou uma nova fábrica de torrefação, na altura a maior da Península Ibérica. Em 1988, nasceu o Grupo Nabeiro – Delta Cafés, que conta com mais de duas dezenas de empresas nas mais diversas áreas.

Datas de grandes feitos que o tornaram num dos grandes empresários portugueses. Porém, não bastou estas conquistas para que hoje o nome “Rui Nabeiro” seja sinónimo de solidariedade, humildade e inspiracão. Sim inspiração!

Caracterizado por ser um homem com um coração enorme e alguém que inspirou inúmeras pessoas com os seus gestos de generosidade e solidariedade.

“Uma pessoa sem ambição não pode caminhar. A pessoa dever ser ambiciosa, mas essa ambição deve servir para criar. Criar é uma dádiva da providência de Deus”, palavras ditas pelo Sr. Rui, como era apelidado, numa entrevista ao Negócios.

Criar! Palavra certamente para ele ilimitada. Inaugurou o Centro Educativo Alice Nabeiro, para dar resposta às necessidades extraescolares das crianças de Campo Maior. Com o patrocínio da Delta a Universidade de Évora criou, em 2009, a Cátedra Rui Nabeiro, destinada à promoção da investigação, do ensino e da divulgação científica na área da biodiversidade.

Criou um lugar na base da valorização, humanidade, respeito e ajuda.  

Estamos em março de 2023. É dia do Pai… surge um adeus, talvez um “até já”, mas acima de tudo um obrigado. Obrigado pela criação, pela valorização de pessoas, por tornar um mundo num lugar melhor. Acima de tudo, um obrigado por transmitir que sem os outros pouco ou nada somos.

91 anos de História(s).

Segue a ONFM no Instagram e Facebook


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *