Comida mais cara, mesmo com a inflação a descer — e quem lucra são os supermercados
Written by Mara Costa on 9 de Março, 2023
O ministro da Economia anunciou que a ASAE vai intensificar a ação de fiscalização.
Nos primeiro trimestre do ano, o custo dos bens alimentares continuou a aumentar nos supermercados, sendo esta evolução bastante superior ao crescimento do custo dos bens de produção e à evolução da inflação.
A margem de lucro dos supermercados aumentou e, em alguns produtos, esta chega aos 50%.
Esta quinta-feira, dia 9 de março, o ministro da Economia, António Costa Silva, anunciou esta quinta-feira que a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) vai intensificar a ação de fiscalização perante o aumento dos preços dos alimentos que se tem verificado nas últimas semanas.
“A ASAE vai lançar uma grande operação em todos os pontos do país, com 38 brigadas“, anunciou, garantido ainda que “vamos ser inflexíveis para com todas as situações anómalas que possam ocorrer“.
O governante adiantou que a ASAE vai, deste modo, “intensificar e reforçar a fiscalização em todo o território nacional para perceber o que se passa ao nível dos preços“.
Segundo noticiou o Correio da Manhã, registaram-se, em três grandes cadeias de distribuição alimentar, margens de lucro brutas acima dos 40% e 50% em alguns produtos.
Esta margem de lucro é a diferença entre o preço de venda de um produto e o valor pelo qual as pessoas adquirem esse produto, excluindo qualquer outra despesa.