Ouvir

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista

Mais cinco acusados no caso Ihor Homeniuk

Escrito por em Março 8, 2023

O cidadão ucraniano morreu em março de 2020, nas instalações do SEF.

Há mais cinco acusados no caso da morte do cidadão ucraniano, Ihor Homeniuk nas instalações do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) do aeroporto de Lisboa em março de 2020 — o diretor do SEF de Lisboa da altura, dois inspetores coordenadores e dois vigilantes.

A notícia foi avançada pela CNN Portugal, que acrescenta que em causa estão os crimes de homicídio negligente por omissão, sequestro e ainda denegação de justiça.

Segundo o Ministério Público, se os inspetores coordenadores Maria Vieira e João Agostinho tivessem agido, a morte de Ihor “provavelmente não se teria verificado”.

Por sua vez, o ex-diretor do SEF, António Sérgio Henriques, terá omitido as circunstâncias da morte de Ihor nos relatórios e os dois vigilantes acusados neste segundo processo, Paulo Macedo e Manuel Correia, terão passado a noite com o cidadão ucraniano e terão recorrido “a fita adesiva para o imobilizar”.

Recorda-te que, em maio de 2021, os três inspetores do SEF acusados do homicídio de Ihor Homeniuk, foram condenados a penas de prisão efetiva entre os 7 e os 9 anos.

A família de Ihor recebeu ainda do Estado português uma indemnização num valor superior a 800 mil euros, tendo também sido determinada uma pensão para os dois filhos enquanto estiverem a estudar, num limite até aos 28 anos.

Visited 4 times, 1 visit(s) today

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista