Mariana Mortágua apresenta candidatura à coordenação do Bloco de Esquerda
Written by Mara Costa on 27 de Fevereiro, 2023
A deputada garante que a sua candidatura foi preparada “de forma ponderada”.
É oficial: Mariana Mortágua anunciou, esta segunda-feira, dia 27 de fevereiro, que será candidata à liderança do Bloco de Esquerda na convenção do partido, marcada para 27 e 28 de maio, em que se fechará o ciclo de Catarina Martins.
Notando que há um ano o “Partido Socialista celebrava uma maioria absoluta e o Bloco de Esquerda reconhecia uma importante perda eleitoral“, a deputada entende que neste tempo há “duas certezas que se vão consolidando“.
A primeira de que “a maioria absoluta não cumpre”, não havendo no país “diálogo” e as “políticas de empobrecimento e desigualdades agravam-se”.
“A segunda certeza que se vai consolidando é que as razões do nosso percurso até aqui se confirmam. E hoje, é com essas mesmas razões, que crescemos ao lado da força das mobilizações que se levantam, de quem não se conforma com o empobrecimento e com a mentira“, disse.
“A maioria absoluta nunca foi outra coisa que não arrogância, intransigência e instabilidade“, criticou.
Mortágua deixou ainda elogios à líder cessante Catarina Martins por ter sido “a melhor porta-voz em tempos tumultuosos”. “A Catarina vai continuar a marcar-nos. Continuamos com ela“, garantiu sem especificar o papel que poderá vir a ter.
Recorda-te que, após o anúncio de Catarina Martins, Mariana Mortágua foi imediatamente apontada como o nome para assumir a liderança dos bloquistas, com Marisa Matias ou Pedro Filipe a informarem que não iriam entrar na corrida.