Marcelo condecora socorristas portugueses destacados para a Turquia
Written by Mara Costa on 22 de Fevereiro, 2023
“É a gratidão de Portugal”, garantiu o Presidente da República.
Esta quarta-feira, dia 22 de fevereiro, Marcelo Rebelo de Sousa condecorou os 52 socorristas destacados para as operações de busca e salvamento após os sismos na Turquia.
O Presidente da República salientou que a condecoração é um “testemunho simbólico de reconhecimento nacional” e de “gratidão”.
“Gratidão, por um lado, à força e à sua afirmação coletiva, gratidão, por outro lado, uma a uma, um a um, às dezenas de elementos que a formaram, que lhe deram corpo e alma, gratidão que não é só nem sobretudo minha – do Presidente da República – é a gratidão de Portugal“, referiu.
Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda que os elementos da Força Operacional Conjunta (FOCON) foram “excecionais na prontidão, no espírito de grupo, na devoção, na competência, na humanidade“.
O comandante da FOCON, José Guilherme, esclareceu que, durante a missão, “não existiram diferenças de fardas”, e o trabalho dos 52 elementos foi pautado “pelo respeito mútuo, pela lealdade” e tendo “um único objetivo: salvar vidas“.