António Costa: “Governo tem que ter noção das dificuldades das famílias”
Written by Mara Costa on 17 de Fevereiro, 2023
O primeiro-ministro assumiu o compromisso de melhorias, nomeadamente no mercado da habitação.
Esta quinta-feira, dia 16 de fevereiro, António Costa declarou, em entrevista à TVI, que o Governo tem que ter noção das dificuldades que as famílias estão a enfrentar, acrescentando que compreende a contestação dos portugueses num momento de aumento do custo de vida.
“Tínhamos até há pouco tempo taxas de juro normais. Começaram a subir rapidamente em resposta à inflação. O problema agravou-se muito rapidamente nos últimos anos e é por isso que infelizmente hoje se dá atenção“, afirmou.
No dia em que o Governo anunciou novas medidas para a habitação, o primeiro-ministro sublinha que o país esteve décadas sem uma “verdadeira política pública de habitação“, problema que se acentuou no último ano.
Em relação às medidas para quem compra casa, António Costa destaca o compromisso para que sempre que a taxa de juro suba acima da taxa máxima testada no momento de contratação do crédito, o Estado financie metade dessa subida.
Já sobre as medidas para arrendamento, o Governo propõe que o Estado arrende imóveis para posteriormente os subarrendar. O primeiro-ministro esclarece que esta medida se destina à classe média e que a atribuição das casas será feita por sorteio.