TAP tenta anular contrato que pode ter lesado companhia em 400 milhões
Written by Mara Costa on 16 de Fevereiro, 2023
Em causa está a compra de 53 aviões.
A TAP pediu uma avaliação legal a uma das maiores sociedades de advogados do mundo, o escritório de advogados britânico Norton Rose Fulbright.
Segundo noticiou a SIC Notícias esta quarta-feira, dia 15 de fevereiro, o objetivo da companhia aérea é contestar o contrato de leasing de 53 novos aviões Airbus que pode ter lesado a companhia em 400 milhões de euros, negociado por David Neeleman, e declará-lo nulo no tribunal arbitral em Londres.
O contrato oficializado logo no dia seguinte à privatização ser aprovada em conselho de ministros, levou a companhia portuguesa a desistir de uma encomenda de aviões A350 e renovar a frota com 53 novos aviões NEO, a um preço, de acordo com uma análise da consultora irlandesa Airbone, superior ao valor do mercado.
Em troca deste negócio, Neeleman terá conseguido o dinheiro para entrar no capital da transportadora.
A Norton Rose Fulbright já terá alegadamente entregue a análise legal à TAP, concluindo que poderá haver a possibilidade de os “contratos NEO” serem considerados nulos, por serem ilegais perante a legislação portuguesa.