TAP pode ter sido lesada em 400 milhões na compra de 53 aviões
Written by Mara Costa on 9 de Fevereiro, 2023
A companhia aérea está a pagar, em média, prestações 20% mais que altas que outras companhias pelos mesmos aviões.
A compra de 53 novos aviões à Airbus e da desistência da compra de 12 aeronaves A350, feito por David Neeleman, lesou a TAP em 444 milhões de euros.
A notícia foi avançada pelo Eco esta quarta-feira, dia 8 de fevereiro, a companhia aérea terá perdido com o cancelamento dos 12 aviões A350.
Segundo uma análise da Airborne Capital, citada pelo jornal, a TAP estará a pagar cerca de 236 milhões de euros acima do valor de mercado no leasing dos novos aviões. Assim, se as aeronaves tivessem sido entregues entre 2017 e o ano passado, a companhia aérea teria pago menos 190 milhões de dólares do que o preço estimado de mercado.
Esta segunda-feira, dia 6, o Ministério Público abriu um inquérito ao caso da compra de aviões da TAP pelas anteriores administrações da companhia aérea. Em meados de outubro passado, o então ministro das Infraestruturas revelou que a administração da TAP pediu uma auditoria por suspeitar estar a pagar mais pelos aviões do que os concorrentes e que o governo encaminhou as conclusões para o Ministério Público.
Pingback: