Current track

Title

Artist


Moedas garante que Lisboa está “extremamente preparada” para risco sísmico

Written by on 9 de Fevereiro, 2023

O autarca destacou como exceção os bairros mais antigos da capital.

Esta quarta-feira, dia 8 de fevereiro, Carlos Moedas disse que a capital portuguesa está “extremamente preparada” para a possibilidade de um sismo, inclusive com um sistema de alerta de tsunami.

“Gostava de deixar aqui alguma tranquilidade sobre a preparação que Lisboa tem em relação a potenciais sismos, e todos nós sabemos que vivemos numa zona do país em que estes sismos podem acontecer. Como engenheiro civil e como alguém que trabalhou nesta área, a nossa cidade está extremamente preparada depois dos anos de 1980, infelizmente não nos bairros mais antigos, mas muito, muito, preparada em termos de engenharia e de construção”, assegurou ainda.

O presidente da Câmara reforçou que Lisboa tem um programa municipal de promoção da resiliência sísmica do parque edificado privado e municipal e infraestruturas urbanas municipais, denominado ReSist, que visa “reforçar toda a proteção sísmica dos edifícios“, incluindo “o mapeamento de todos os edifícios que não estão ainda reforçados“.

O autarca destacou ainda a implementação do Sistema de Aviso e Alerta de Tsunami no Estuário do Tejo, com a instalação de sirenes na Praça do Império e na Ribeira das Naus e a definição de percursos de evacuação.

Por fim, o autarca frisou ainda que a Câmara de Lisboa tem “distribuído muitos ‘kits’ de emergência” e tem estado nas escolas, existindo “todo um trabalho da Proteção Civil“, indicando que “são muitas” as atividades de preparação da cidade para o risco.

Segue a ONFM no Instagram e Facebook


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *