“Se não fossem os turistas, as casas de fado morriam”
Written by Inês Ferreira on 31 de Janeiro, 2023
A fadista Kátia Guerreiro afirmou que “os portugueses não são os melhores amantes de fado”.
A fadista Kátia Guerreiro, apresenta a 23 de fevereiro o seu novo álbum, “Mistura”, ao vivo no Teatro Tivoli. A fadista afirmou que “os portugueses não são os melhores amantes de fado”.
Em declarações ao “Diário de Notícias”, a artista diz: “Se não fossem os turistas, as casas de fado morriam.” “O que levou as pessoas a voltarem aos fados foi a Mariza e eu começarmos a ter sucesso no estrangeiro. Aqui ninguém nos prestava atenção”, sublinha.
“Depois chegam a Ana Moura, a Carminho, e há ali uma fase em que somos nós o bloco. (…) Depois surge uma nova geração a querer ser a Mariza e a Ana Moura e a fazer coisas novas à força, sem o conseguir. Parecia que nasciam fadistas debaixo das pedras.”, acrescentou.
“As pessoas não sabem se querem ouvir fado tradicional ou coisas novas. E não há espaço para o fado nas rádios, a não ser que se tenha algo mais comercial. Lá está, Portugal a tratar mal o fado”, diz.