Current track

Title

Artist


Marcelo Rebelo de Sousa: “A função do Presidente é ajudar o Governo a não se pôr a jeito”

Written by on 31 de Janeiro, 2023

O Presidente da República quer uma maioria absoluta “de obras” e não só “de nome”.

“A função do Presidente da República é ajudar o Governo a não se pôr a jeito que a maioria absoluta, que é de nome, deixe de ser uma maioria absoluta de obra também. É o papel de evitar que se ponha a jeito de desperdiçar uma oportunidade”, assim começou por dizer Marcelo Rebelo de Sousa, esta terça-feira, dia 31 de janeiro, em relação à entrevista do primeiro-ministro à RTP.

O chefe de Estado aludia à admissão de António Costa de que houve “erros” no Governo que lidera e que se pôs “a jeito” nestes primeiros meses de maioria absoluta.

Questionado sobre um cenário de dissolução do parlamento em 2024, ano de eleições europeias, o primeiro-ministro procurou desdramatizar um eventual mau resultado do PS.

Tenho visto essa conversa sobre eleições europeias, só por três vezes é que um partido que está no Governo ganhou eleições europeias. Eu espero que o meu partido ganhe, mas pode não ganhar, e nunca foi isso que causou qualquer crise política“, afirmou, admitindo que, além das questões europeias, os portugueses usam muitas vezes este sufrágio para “um voto de protesto”.

O Presidente da República comentou essa possibilidade, garantindo esperar que, com os investimentos previstos para 2023 e 2024, a maioria absoluta socialista “ganhe um dinamismo que lhe permita ultrapassar o resultado das eleições europeias”, seja ele qual for, até porque “houve maiorias que mantiveram o dinamismo perdendo eleições pelo caminho”.

Para Marcelo Rebelo de Sousa, o importante é que este Executivo “chegue ao fim da legislatura com os portugueses a dizer que valeu a pena dar maioria absoluta”.

Segue a ONFM no Instagram e Facebook


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *