Jogador do Marítimo denuncia suborno para perder com o Benfica
Written by Redação on 27 de Janeiro, 2023
Edgar Costa rejeitou 30 mil euros, em 2016, para “jogar mal”. A proposta foi feita pelo seu próprio agente.
Edgar Costa, atleta da equipa do Marítimo, denunciou em junho de 2019, à procuradora Andrea Marques, a tentativa de suborno do empresário Miguel Pinho, de forma a que “facilitasse” em campo num jogo em que defrontaria o Benfica. A informação é avançada na edição desta semana do jornal Expresso.
Segundo a publicação, o caso remonta a maio de 2016. Dois dias antes de uma partida frente ao Benfica, Edgar Costa terá recebido uma chamada não identificada que culminou com a marcação de um encontro no Pestana Casino Park, no Funchal. O jogador garante ter assumido que o empresário que o havia contactado o tinha feito com o interesse de lhe apresentar uma “irrecusável” proposta futebolística: para além da oferta dos 30 mil euros, um novo contrato noutro clube, mais bem remunerado.
O jogador do Marítimo recusou e garantiu à procuradora que recusou a oferta, dado que queria continuar a ser “um homem livre”.
Além disso, Edgar Costa também referiu à magistrada que “ouviu falar” que havia uma proposta do Sporting de 400 mil euros para o plantel de Marítimo, caso o Benfica perdesse. Esse “prémio” resultaria em, aproximadamente, 12 mil euros para cada jogador da equipa.
Ainda ao Expresso, o agente Miguel Pinho disse que as acusações são “descabidas e sem fundamento“. Por sua parte, o Benfica sublinhou que nunca foi confrontado com as “matérias concretas em investigação no processo em causa”.
No cenário de este caso chegar eventualmente a tribunal, o depoimento feito perante a procuradora pode mesmo ser utilizado. Se Edgar Costa decidir voltar com a palavra atrás, poderá incorrer num crime de falsas declarações.