Carlos Moedas: “Os portugueses querem ou não o Papa em Lisboa?”
Written by Mara Costa on 27 de Janeiro, 2023
O presidente da Câmara de Lisboa diz que fará “tudo o que for vontade do Presidente da República e da Igreja”.
Esta quinta-feira, dia 26 de janeiro, mais precisamente a 186 dias do início da Jornada Mundial da Juventude, Carlos Moedas afirma que Portugal tem “que ser um país com ambição”.
O Presidente da Câmara de Lisboa reforçou que a autarquia não vai pagar mais do que 35 milhões de euros, explicando ainda que, relativamente a custos, assume “qualquer responsabilidade”.
“Eu dou o corpo às balas. (…) Assumo as responsabilidades que tiver que assumir“, garantiu.
Carlos Moedas questionou ainda: “Os portugueses querem ou não o Papa no maior evento de sempre em Lisboa?“, acrescentando “eu quero muito e vou fazer tudo por isso“.
O autarca voltou a referir que poderia “ter feito aquilo que era a lei, uma adjudicação direta”, mas foram consultadas diferentes empresas. Ainda assim, admitiu que o “projeto pode evoluir e ter maior eficiência”. Questionado se é possível reduzir custos, afirmou: “Eu não sei se é possível, o que sei é que é preciso continuar trabalhar“.
Quanto ao preço do altar-palco, considera que tem de ser visto como um “investimento” com retorno económico, utilizando como exemplo da Jornada Mundial de Madrid, cujo retorno foi de “350 milhões de euros”.
“Lisboa vai ser o centro do mundo e isso tem um valor enorme para nós. (…) Toda aquela zona do Trancão vai ficar para futuro, acreditem que vai ser evento extraordinário para Lisboa“, rematou.