Current track

Title

Artist


Proteção Civil e Direção-Geral da Saúde deixam conselhos para combater o frio

Written by on 24 de Janeiro, 2023

As autoridades pedem especial atenção no uso de lareiras ou aquecedores.

O frio veio para ficar e não vai dar tréguas, pelo menos, até ao final da semana. A descida nos termómetros está relacionada como um anticiclone localizado perto da Escandinávia que transporta ar mais frio para a Europa.

A Proteção Civil e a Direção-Geral da Saúde aconselham o uso de várias camadas de roupa e a ingestão de sopas e bebidas quentes.

Para evitar os efeitos negativos do frio na saúde, a DGS recomenda à população que evite “a exposição prolongada ao frio e mudanças bruscas de temperatura“.

Alertam para a prática de atividades no exterior e recomendam a adoção de uma condução defensiva, uma vez que poderão existir locais na estrada com acumulação de gelo. As autoridades reforçam também a necessidade de prestar atenção aos grupos mais vulneráveis.

Pedem ainda especial atenção no uso de lareiras, braseiras, aquecedores ou outros equipamentos elétricos para o aquecimento das casas, devido ao risco de incêndio ou de intoxicação por monóxido de carbono.

Os distritos em aviso amarelo

No interior do país, as mínimas podem chegar aos seis graus negativos, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Até às 6 horas desta quinta-feira, dia 26 de janeiro, Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda, Portalegre, Vila Real e Viseu vão estar em aviso amarelo por causa do frio.

Já no litoral, há 10 distritos com aviso amarelo até às 7 horas de quarta-feira, dia 25.

Sabe quais aqui:

Segue a ONFM no Instagram e Facebook


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *