Ministério Público pede condenação de Francisco J. Marques
Written by Mara Costa on 24 de Janeiro, 2023
O diretor de comunicação do FC Porto divulgou conteúdos de emails do Benfica no programa “Universo Porto – da Bancada”.
Esta terça-feira, dia 24 de janeiro, o Ministério Público (MP) pediu a condenação de Francisco J. Marques, diretor de comunicação do FC Porto, por três crimes de violação de correspondência não consentida, no processo da divulgação dos e-mails do Benfica no Porto Canal.
Nas alegações finais, que decorrem no Juízo Central Criminal de Lisboa, a procuradora Ana Pais deixou a pena “à consideração do tribunal“, lembrando “a ausência de antecedentes criminais” de Francisco J. Marques.
Já sobre os restantes arguidos neste processo, a procuradora considerou que Diogo Faria, diretor de conteúdos do Porto Canal, que responde por um crime de violação de correspondência ou de telecomunicações e um crime de acesso indevido, terá ajudado Francisco J. Marques, mas defendeu que “o tribunal fará a qualificação dos factos“.
Sobre Júlio Magalhães, antigo diretor do Porto Canal, Ana Pais afirmou que “nunca teve participação direta no conteúdo do programa, nunca teve conhecimento antecipado dos emails e não participou na sua seleção“, colocando, por isso, também, à consideração do tribunal uma eventual condenação.
O caso dos e-mails remonta a 2017 e 2018, com comunicações entre elementos ligados à estrutura de Benfica e terceiros a serem reveladas no Porto Canal.