Current track

Title

Artist


Curta-metragem portuguesa nomeada para os Óscares

Written by on 24 de Janeiro, 2023

“Ice Merchants” é da autoria de João Gonzalez.

“Ice Merchants”, de João Gonzalez, está nomeado para os Óscares, o que é inédito para o cinema português.

A curta-metragem de animação, sem diálogos, tem como ponto de partida a imagem de uma casa numa montanha, debruçada num precipício. A partir daí, o realizador desenvolveu a história de um pai e um filho, que produzem gelo na casa inóspita onde vivem, e de onde saltam todos os dias de paraquedas para o vender na aldeia, no sopé da montanha.

De acordo com a Agência da Curta-Metragem, o filme de João Gonzalez já passou por mais de uma centena de festivais de cinema, obteve 44 prémios e foi visto por 8.425 espectadores.

“Ice Merchants” é a segunda curta de animação realizada por um português nomeada para os prémios norte-americanos, depois de “Feral”, de Daniel Sousa, em 2014.

O autor já reagiu à distinção

Através da rede social Instagram, João Gonzalez reagiu à distinção inédita no que ao cinema português diz respeito: “Estou absolutamente sem palavras. Muito obrigado a todos pelo carinho. Vou escrever algo quando as coisas estiverem mais calmas e eu estiver de volta à terra e for capaz de processar isso. Obrigado e parabéns a toda a equipa!“, pode ler-se na descrição da publicação.

aqui todos os nomeados para a 95.ª edição dos Óscares, bem como o trailer de “Ice Merchants”:


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *