Marcelo condecora Graça Freitas com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito
Written by Mara Costa on 17 de Janeiro, 2023
O Presidente da República destacou que, a até agora líder da DGS, “nunca se recusou a dar a cara”.
Esta terça-feira, dia 17 de janeiro, Marcelo Rebelo de Sousa condecorou a até agora diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito.
A homenagem ocorreu esta tarde, no Palácio de Belém, tendo o chefe de Estado aproveitado a ocasião para destacar o trabalho desempenhado durante a pandemia de Covid-19.
“Mesmo aqueles que a criticaram imenso (…), ou que fizeram cair sobre si as suas indignações pelos seus cansaços, todos reconhecem que, no momento crucial, ela (Graça Freitas) estava lá“, destacou Marcelo.
E acrescentou: “Nunca se recusou a dar a cara. E isso tem de ser reconhecido“.
Questionada sobre se abandona o cargo que ocupava na DGS com o sentimento de dever cumprido, Graças Freitas disse “ter feito tudo para cumpri-lo”. E assegurou: “Saio com essa sensação, acho que nós, como país e como povo, como coletivo, fizemos todos o nosso papel“.
“Estamos hoje, três anos depois de ter começado a pandemia, com as nossas vidas equilibradas, do ponto de vista sanitário, social e, também, económico. Com grandes desafios, mas superamos, todos juntos, o que foi uma provação difícil, coletiva, que foi a pandemia“, acrescentou ainda.
Recorda-te que, no final do ano passado, e segundo avançou o jornal Observador, Graça Freitas optou por abandonar a liderança da DGS.