Livro vai revelar a “verdadeira” relação entre Papa Francisco e Bento XVI
Written by Mara Costa on 12 de Janeiro, 2023
A obra foi escrita pelo secretário pessoal do Papa emérito e aborda vários aspetos da sua vida.
Se havia uma ideia de amizade entre Bento XVI e Papa Francisco, esta sexta-feira, dia 12 de janeiro, o assistente de longa data de Bento XVI revela as tensões entre os dois Papas num livro de memórias que promete ser altamente crítico.
Ganswein terá prometido a Bento XVI que iria publicar o livro de memórias após a sua morte, embora não esteja claro se o Papa emérito chegou a dar essa bênção ou se leu o manuscrito.
“Nada mais que a verdade – A minha vida do lado de Bento XVI” vai “mostrar, por fim, a verdadeira face de um dos maiores protagonistas das últimas décadas, que muitas vezes foi injustamente difamado pelas críticas“, indicou uma editora italiana.
O braço direito de Bento XVI transmite uma visão privilegiada da eleição do Papa em 2005, da sua decisão de renunciar, a sua doença e as últimas horas de vida.
Desentendimentos entre os dois Papas
O livro de Ganswein inclui detalhes sobre alegados desentendimentos do Papa emérito com o sucessor sobre vários temas. Francisco é descrito como um Papa liberal, enquanto Bento XVI é apontado como conservador.
Nas suas reformas iniciais, o Papa Francisco incluiu a repressão da missa em latim, o que na ótica de Bento XVI foi um “erro”. Ganswein admite que o Papa emérito ficou “perplexo” com o alcance de Francisco aos católicos divorciados e casados no civil.
As declarações públicas do atual chefe da Igreja Católica sobre questões sociais como o aborto e a homossexualidade geraram críticas por parte de Bento XVI.
Após a saída de Bento XVI, muitos conservadores católicos acompanharam-no por não se identificarem com as posições do atual Papa.