Farmácias pedem calma perante a escassez de medicamentos
Written by Mara Costa on 12 de Janeiro, 2023
A Associação Nacional das Farmácias garante que nenhum doente vai ficar sem tratamento.
A rutura de medicamentos nas farmácias do país continua e por isso, a Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) suspendeu a exportação de 110 medicamentos, como da amoxicilina, do ibuprofeno ou vacinas contra a tifoide, hepatite A e tuberculose. A notícia foi avançada pelo Correio da Manhã.
Segundo o Infarmed, a rutura de medicamentos deve-se, em alguns casos, a problemas de fabrico, noutros a falhas na distribuição, ou ainda ao aumento da procura, como é o caso do ibuprofeno. As ruturas de stock verificam-se há várias semanas em algumas farmácias e há medicamentos, como alguns antibióticos, cuja reposição está prevista apenas para maio.
Ema Paulino, presidente da Associação Nacional de Farmácias (ANF), pede calma perante a escassez de medicamentos em algumas farmácias do país, garantindo que os profissionais de saúde e farmacêuticos têm alternativas aos medicamentos em falta e nenhum doente ficará sem tratamento.
A responsável pede aos utentes, que tiverem dúvidas, “para falarem com o seu profissional de saúde ou farmaceutico porque serão certamente encontradas alternativas para as pessoas serem tratadas“.