Marcelo justifica ida ao funeral de Bento XVI
Written by Mara Costa on 3 de Janeiro, 2023
“Sou chefe de Estado. Se fosse cidadão não ia”, disse.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, confirmou esta terça-feira, dia 3, que vai estar nas cerimónias fúnebres do Papa emérito Bento XVI “em representação do Estado português”.
“Tanto quanto sei a Santa Sé trata em pé pela igualdade todos os chefes de Estado. Sou chefe de Estado, sou tratado como chefe de Estado. Não é o cidadão que lá vai. Se fosse o cidadão, não iria lá, obviamente”, justificou à chegada a Portugal, oriundo de Brasília.
Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda importante representar o país nas cerimónias fúnebres de Bento XVI, uma vez que Lisboa recebe, em agosto, a Jornada Mundial da Juventude.
“Terá de se representar o Estado português por uma razão muito simples: Portugal vai organizar cá a Jornada Mundial da Juventude. Esse é um facto muito relevante nas relações com a Igreja Católica e a Santa Sé, e tem uma projeção universal. Só por si, esse facto justifica que eu lá vá”, considerou.
As cerimónias fúnebres de Bento XVI estão marcadas para esta quinta-feira, dia 5 de janeiro, na Praça de São Pedro, no Vaticano, às 9h30 locais (08h30 em Lisboa). O Papa Francisco irá presidir às cerimónias.
Pingback: