Família de Benedict Cumberbatch tinha 250 escravos
Written by Mara Costa on 3 de Janeiro, 2023
O ator da Marvel pode ser condenado e obrigado a pagar uma indemnização aos descendentes.
Benedict Cumberbatch, ator britânico conhecido pelo papel Doutor Estranho no universo Marvel, pode ter de pagar indemnizações aos descendentes dos escravos que trabalhavam nas plantações de algodão e açúcar de que a sua família detinha nos Barbados.
Abraham Cumberbatch, antepassado do ator, comprou a plantação Cleland nos Barbados, em 1728. Viveram lá mais de 250 escravos até que, cerca de 100 anos depois, a escravatura foi abolida no Reino Unido.
Na altura, como teve de acabar com as plantações, a família Cumberbatch foi indemnizada com uma fortuna correspondente a mais de um milhão de euros nos dias de hoje.
David Denny, secretário-geral do Movimento das Caraíbas pela Paz e Integração, em declarações ao jornal Telegraph explicou que “todos os descendentes de proprietários de plantações brancos que beneficiaram do tráfico de escravos devem pagar indemnizações, incluindo a família Cumberbatch“.
O dinheiro seria alegadamente usado para investir em melhores infraestruturas e habitação, bem como para apoiar a educação e melhorar os cuidados hospitalares nos Barbados.