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SNS 24 bate recorde com mais de 9 milhões de chamadas atendidas este ano

Written by on 30 de Dezembro, 2022

O maior número de atendimentos de sempre.

A Linha SNS 24 atendeu este ano mais de nove milhões de chamadas, o maior número de atendimentos de sempre e janeiro foi o mês mais preenchido, contou com cerca de 3,3 milhões de chamadas, seguindo-se os meses de maio (mais de 1,4 milhões) e fevereiro (mais de 1,1 milhões). Segundo os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), em 2021 a Linha SNS 24 tinha superado os seis milhões de chamadas e, em 2020, os quatro milhões. A ‘app’ SNS 24 registou até à data mais de oito milhões de ‘downloads’ e o Portal SNS 24 contou com mais de 27 milhões de utilizadores.

A Linha de Aconselhamento Psicológico, uma resposta de proximidade em saúde mental, prestou apoio a mais de 191 mil pessoas. Só este ano ultrapassou as 64 mil chamadas, refere a nota dos SPMS, lembrando que, desde abril, este serviço é também disponibilizado em língua inglesa. Mais do que uma linha telefónica, o SNS 24 é hoje um serviço omnicanal, que permite o acesso a um conjunto de serviços digitais e de telessaúde do Serviço Nacional de Saúde, assegurando equidade, transparência e simplicidade no acesso”, sublinham os SPMS, referindo que, ao longo deste ano, foram feitas diversas atualizações e disponibilizados novos serviços. No digital, a app SNS 24 foi uma das mais procuradas no país na categoria ‘Saúde’.

Esta aplicação permite consultar resultados de exames ou o boletim de vacinasver a agenda de saúde com os próximos eventos, por exemplo, as consultas, cirurgias ou exames agendados, realizar teleconsultas previamente marcadas ou consultar baixas médicas. A nível digital, os serviços públicos de saúde contam ainda com o novo Portal SNS 24, lançado em outubro, que disponibiliza diversos serviços e conteúdos diferenciados sobre saúde pública. Já os 318 Balcões SNS 24 – 195 dos quais abriram este ano em juntas de freguesia, estabelecimentos residenciais e prisionais – pretendem facilitar o acesso a quem precisa de recorrer remotamente aos serviços do SNS e à realização de teleconsultas.

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