Espanha: Governo dá cheque de 200€ e reduz IVA dos alimentos essenciais
Written by Inês Ferreira on 27 de Dezembro, 2022
“Proteger o nosso país e os nossos cidadãos face ao aumento do custo de vida“, diz o primeiro-ministro, Pedro Sánchez.
Nesta terça-feira, o governo espanhol anunciou que vai passar um cheque de 200 euros para as famílias mais vulneráveis e vai reduzir o IVA dos alimentos essenciais durante meio ano.
Segundo o El País, estas medidas entram em vigor a partir de 1 de janeiro de 2023.
O primeiro-ministro, Pedro Sánchez, revela a eliminação do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) de alimentos considerados de primeira necessidade: o pão, o leite, o queijo, os ovos, a fruta, os legumes e leguminosas, as batatas e os cereais. Produtos como azeite e massas passam de 10% para 5%.
“Estamos a disponibilizar 45 mil milhões para proteger o nosso país e os nossos cidadãos face ao aumento do custo de vida“, afirmou Pedro Sánchez.
Outra das medidas, foi o cheque de 200 euros. Esta é uma ajuda para as famílias mais vulneráveis, que tem como objetivo “combater o impacto da inflação nas famílias com situação económica mais comprometida”.
“Segundo foi anunciado, 4,2 milhões de famílias vão receber ajudas de 200 euros, e foi ainda decidido que as condições dos contratos de arrendamento que terminem até 30 de junho de 2023 serão prorrogadas durante seis meses para evitar aumentos abusivos”, diz a LUSA.
Vários serão os setores a receber ajudas diretas do Estado. No caso da agricultura, o valor ronda os 300 milhões de euros.
Fonte: LUSA