Professores querem fazer greve durante uma semana
Written by Inês Ferreira on 8 de Dezembro, 2022
Direito a “pré-reforma digna” e redução do número de alunos por turma, são algumas das mudanças pedidas ao Ministério da Educação.
O Sindicato de Todos os Professores (STOP) partilhou um pré-aviso de greves que decorrerão a 9, 12, 13, 14, 15 e 16 de dezembro.
Este protesto visa exigir respostas a problemas como a contabilização do tempo de serviço e a possibilidade de reforma, depois de 36 anos de serviço sem qualquer penalização.
“Todos os profissionais de educação (pessoal docente e não docente) têm sido desconsiderados e roubados nos seus direitos, o que se tem traduzido numa maior desvalorização, desmotivação e exaustão destes profissionais essenciais, o que prejudica também as nossas crianças e jovens”, afirma o STOP .
O sindicato pede também outras mudanças ao Ministério da Educação, como o direito a “pré-reforma digna”, a redução do número de alunos por turma e a adoção de novas medidas para combater a indisciplina.
“Também não aceitamos que sejam os diretores (com ou sem conselho de diretores intermunicipal) a recrutar professores (efetivos e/ou contratados) com base em perfis e/ou critérios altamente subjetivos. Se esta proposta avançar, poderá ser o primeiro passo no sentido de um injusto processo de municipalização (que envolve já o pessoal docente)”, reforçam.