Brittney Griner libertada da prisão russa em troca de prisioneiros
Written by Mara Costa on 8 de Dezembro, 2022
Em fevereiro deste ano, a basquetebolista norte-americana foi condenada a passar 9 anos na prisão russa.
Esta quinta-feira, dia 8 de dezembro, o Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, anunciou que a basquetebolista Brittney Griner foi libertada pelas autoridades russas.
“Depois de vários meses em que esteve injustamente detida na Rússia sob circunstâncias intoleráveis, Brittney vai regressar brevemente aos braços de quem ama, onde devia ter sempre permanecido“, revelou em conferência de imprensa na Casa Branca.
A libertação da norte-americana deu-se devido a uma troca de prisioneiros, que envolveu o comerciante de armas russo Viktor Bout.
Recorda-te que a basquetebolista foi detida a 17 de fevereiro deste ano, depois dos serviços alfandegários russos terem revistado a sua bagagem, no aeroporto de Sheremetyevo, em Moscovo, e encontrarem vaporizadores que continham menos de uma grama de óleo de haxixe.
Em agosto, Brittney Griner foi acusada de tráfico de droga com intenção criminal e condenada a passar 9 anos na prisão e ainda pagar uma multa de um milhão de rublos (15 098,30 euros).