Current track

Title

Artist


Alzheimer. Medicamento reduz em quase 30% declínio mental de doentes

Written by on 30 de Novembro, 2022

Os resultados mostram que o fármaco pode “mudar o curso” da doença, mas ainda há questões sobre os efeitos secundários.

De acordo com dados apresentados esta terça-feira, dia 29 de novembro, um medicamento experimental contra a doença de Alzheimer, das farmacêuticas Eisai e Biogen, conseguiu atrasar o declínio cognitivo.

“Depois de mais de 20 anos de trabalho árduo de muitas, muitas pessoas, com muitas deceções ao longo do caminho (…) ganhamos alguma força nesta doença terrível e temida“, disse Rob Howard, professor da University College London, no Reino Unido, à Sky News.

O fármaco consegue reduzir em 27% velocidade do declínio mental dos doentes com Alzheimer. No ensaio clínico com quase 1800 doentes, realizado durante quase um ano e meio, os cientistas concluíram ainda que esta quebra é de 23% quando comparada com doentes que receberam placebo.

Ao longo de 18 meses, o Lecanemab conseguiu reduzir os marcadores de amilóide na doença de Alzheimer precoce e verificou-se um declínio moderadamente menor nas medidas de cognição e função do que o placebo, mas foi associado a eventos adversos“, pode ler-se no estudo. Como tal, os cientistas preparam-se para estudar os efeitos secundários do fármaco. 

Durante o estudo, morreram 13 pessoas. Dessas, seis tomavam o medicamento e sete o placebo. Nenhum dos óbitos está relacionado com o tratamento. 

Segue a ONFM no Instagram e Facebook


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *