Current track

Title

Artist


Infarmed alerta para lotes de gotas oftálmicas

Written by on 29 de Novembro, 2022

Saiba quais são os lotes afetados.

A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) informou, esta terça-feira, dia 29 de novembro, que vários lotes da solução oftálmica Ectodol estão a ser recolhidos pelo fabricante, após ter sido identificada uma diminuição da concentração prevista do principal componente do medicamento e outros produtos de “degradação” dessa substância.

A recolha foi iniciada após ter sido identificada, – num conjunto de lotes, “uma diminuição da concentração prevista de ectoína (o componente principal da solução”, bem como “a presença de produtos de degradação desta substância referência AAT18”.

Em causa estão os lotes A841E, A841F, A841G, B841D, B841E, B841F, B841G, B841H.

De acordo com a avaliação efetuada pelo fabricante, “a eficácia e desempenho das gotas oftálmicas não são afetadas por este problema e não representam um risco para a saúde”.

O Infarmed destaca que, até à data, não foram comunicados à autoridade “casos de incidentes associados à utilização destes lotes”.

No entanto, e de acordo com as medidas previstas pelo fabricante, o Infarmed recomenda aos utilizadores “a interrupção imediata da utilização da solução oftálmica e sua devolução ao estabelecimento de aquisição” e, em caso de qualquer efeito secundário indesejado, “como irritação ocular ou conjuntivite, o contacto com um profissional de saúde”.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *