GNR já deteve mais de 1.100 pessoas por violência doméstica este ano
Written by Mara Costa on 25 de Novembro, 2022
Foram ainda registados 11.176 crimes de violência doméstica.
Até ao final do mês de setembro, a Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve 1.167 pessoas, anunciou aquela força de segurança, que promove, esta sexta-feira, a campanha “Submissão não é opção”, que conta com a participação dos atores Iolanda Laranjeiro, Marcantonio Del Carlo e João Catarré.
Os dados provisórios, recolhidos até 30 de setembro, estão já muito próximos dos de todo o ano de 2021, altura em que, na área de responsabilidade da GNR, foram registados 12.755 crimes de violência doméstica e detidas 1.172 pessoas.
Naquele que é o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, a campanha é direcionada para a prevenção de comportamentos violentos contra as mulheres, “atendendo a que a violência se dissimula sobre diferentes formas”.
Segundo um comunicado daquela força de segurança, o objetivo é “sensibilizar a comunidade em geral para a consciencialização sobre a igualdade de género e a promoção de uma cultura de não-violência, assim como sensibilizar os diferentes públicos-alvo para o fenómeno da violência contra as mulheres, sobretudo a violência doméstica, violência no namoro, violação e outras agressões sexuais“.
“A violência contra as mulheres e a violência doméstica são das formas mais gravosas de discriminação das mulheres em razão do seu sexo, reflexo de persistentes estereótipos de género e de relações de poder desiguais. O impacto deste crime não se circunscreve apenas às vítimas diretamente envolvidas, afetando também as famílias e a sociedade no seu conjunto“, conclui a a Guarda Nacional Republicana.
Vê aqui o vídeo da campanha: