Luísa Castel-Branco: “A Inês é minha filha duas vezes”
Written by Mara Costa on 23 de Novembro, 2022
A escritora esteve no programa “Goucha”, onde falou acerca da vida pessoal e fez revelações inéditas.
Nesta terça-feira, 22 de novembro, Luísa Castel-Branco esteve no programa “Goucha”, à conversa com Manuel Luís Goucha. Entre muitos assuntos, a escritora recordou os abusos sexuais que sofreu aos 7 e 11 anos de idade, relatados no seu novo livro “O amor é uma invenção dos pobres”.
Luísa Castel-Branco revelou que só não falou antes dos abusos por vergonha. “A razão pela qual eu nunca falei foi vergonha, a qualquer pessoa a quem acontece isto acha que tem a culpa (…). Há muita gente que vai ler este livro e a quem lhe aconteceu coisa semelhante e nunca falou- nesse tempo não havia se quer palavra para descrever isto- e é muito simples, é vergonha e ao fim destes anos eu acho que é ridículo (…) mas é exatamente assim que eu sinto”.
A escritora falou ainda sobre outro momento marcante da sua vida: quando descobriu que estava grávida da sua filha Inês.
A comentadora do “Big Brother” revelou que pensou em abortar devido a uma boa fase da sua carreira profissional: “Perante isso e sem hipótese de resolver o assunto, decidi fazer um aborto. A minha mãe arranjou-me em Alfragide um local”, revelou.
No momento em que estava prestes a acontecer o aborto, Luísa Castel-Branco desistiu: “Fui fazer e naquele exato segundo (…) saltei de lá e disse não”.
A escritora ainda acrescentou: “Quando a Inês cresceu disse-lhe que ela era minha filha duas vezes. Era minha filha porque tinha engravidado e era minha filha porque não a tinha matado”, afirmou.