Current track

Title

Artist


Alenquer reforça investimento no programa de Natal

Written by on 17 de Novembro, 2022

Mas reduz gastos energéticos.

A Câmara de Alenquer vai aumentar para 250 mil euros o investimento no programa de Natal, que arranca no dia 30 com o tradicional presépio gigante na encosta da vila, mas reduz o consumo energético com as iluminações.

Vamos reduzir o número de iluminações, que serão 100% LED e terão um horário reduzido, das 18h00 às 00h00”, afirmou o vice-presidente, Rui Costa (PS), citado em nota de imprensa, esta quinta-feira, dia 17 de novembro, enviada por este município do distrito de Lisboa.

Também o presépio monumental é desligado todos os dias à 01h00.
As medidas vão permitir, segundo a autarquia, reduzir para metade os custos energéticos, ultrapassando as recomendações do Governo que apontavam para uma poupança de 30%.

Para o programa de Natal “Alenquer, Presépio de Portugal”, que começa em 30 de novembro e termina a 30 de dezembro, são esperados 75 mil visitantes, 25 mil dos quais no parque temático alusivo ao Natal, que está de volta este ano quando já não existem restrições por causa da pandemia da Covid-19.

O programa arranca no dia 30 com a inauguração do presépio monumental na encosta da vila, acompanhado por um espetáculo noturno de música e fogo-de-artifício.

Desde 1968 que o presépio é montado na colina da vila, após as cheias ocorridas em 1967, que provocaram danos em Alenquer e quase 50 mortos no concelho.

A montagem do presépio na encosta levou à denominação de “vila presépio”, tendo em conta a imponência das figuras, que chegam aos seis metros de altura.

O parque temático de Natal, que, segundo a autarquia, é o maior do país em área coberta, vai estar aberto entre 1 e 30 de dezembro no Parque Urbano da Romeira, dispondo de pista de gelo natural, circo de Natal, fábrica de brinquedos do Pai Natal, oficinas do presépio, exposições e mercado do presépio, carrosséis e pista de kart, entre outras atrações.

Pela vila, há também a decorrer um mercado de Natal, diversões, exposições no Museu do Presépio e nos Paços do Concelho e visitas guiadas ao presépio monumental.

O bilhete diário custa cinco euros, excluindo a pista de gelo e o carrossel, havendo ainda um livre-trânsito (20 euros) para todo o mês.

Créditos de imagem: Câmara Municipal de Alenquer


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *