Preços das portagens podem subir mais de 10% em 2023
Written by Inês Ferreira on 16 de Novembro, 2022
Empresas de transporte de mercadorias dizem que este aumento “é completamente incomportável”.
Com os dados mais recentes da inflação e se o Governo não intervir, os preços das portagens podem subir mais de 10% no próximo ano.
Em declarações à SIC Notícias, André Matias de Almeida, da Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) afirmou: “Este aumento é superior à soma do que ocorreu nos últimos cinco anos e, portanto, é completamente incomportável para estas empresas e só pode redundar numa coisa que é o aumento, novamente, do custo das mercadorias e, obviamente, o aumento do custo do transporte“.
Recorde-se que, nesta terça-feira, 15 de novembro, a Ascendi propõs ao Governo um aumento das portagens de 10,44% em 2023.
“A atualização das taxas de portagem das concessões e subconcessão geridas pela Ascendi resulta diretamente da aplicação dos termos previstos nos contratos de concessão, com base na variação do IPC [Índice de Preços no Consumidor] de Outubro do ano corrente versus Outubro do ano anterior (concretamente 10,44%)”, referiu a concessionária à agência Lusa.