Current track

Title

Artist


Depois do Algarve, “Samotracias” chega a Lisboa

Written by on 9 de Novembro, 2022

Três mulheres, três línguas e três países reunidos em palco.

Integrada no Festival Solos Ibéricos, a nova criação da Mákina de Cena prepara-se para duas apresentações no Teatro Ibérico a 12 e 13 de Novembro.

Com direcção artística de Carolina Santos, em co-criação com Letícia Blanc e Ulima Ortiz, esta é uma produção colectiva e internacional que apresenta três mulheres, três línguas e três países reunidos em palco, a partir de testemunhos de mulheres migrantes no sul do país.

“Nem morrer, nem voltar; é impossível”. É esta a promessa de Pepita, Sandra e Sissi, de diferentes gerações e nacionalidades, que tomam a definitiva e penosa decisão de partir em busca de uma vida melhor. Partindo da obra “Les Samothraces”, de Nicole Caligaris, é construído um retrato fragmentado de cada uma delas e das suas travessias cruéis e solitárias em direção ao desconhecido.

O espetáculo confronta-nos com uma questão urgente para a geopolítica mundial e europeia: as obscuridades entre desigualdade de género e migração. O que leva, hoje, mulheres de todo o mundo a abandonar as suas casas e culturas? Que realidades particulares a desigualdade e a violência de género lhes impõem ao partirem e ao chegarem? 

Num tributo a todas aquelas que reúnem a coragem de deixar a casa — nada confortável — do patriarcado para erguê-la, do zero, em outros lugares e culturas, “Samotracias” recobra-nos uma sensibilidade urgente para com essas tantas mulheres espalhadas pelo mundo, cujas jornadas nem sequer terminam com a chegada.

“Samotracias” é uma coprodução da Mákina de Cena e da Fondación Teatro Libre de Bogotá (Portugal, Colômbia e Chile), com financiamento da Câmara Municipal de Loulé e da estrutura Iberescena – Fundo de ajudas para as artes cénicas Ibero-Americanas, e apoio de First Round — Int. Creative Platform, Auditório Carlos do Carmo — Município de Lagoa, Fundación Santiago Off, IPDJ Faro, ACM – Alto Comissariado para as Migrações, CNAIM Faro, Fundação António Aleixo, Casulo — Laboratório de Inovação Social de Loulé e Vamus – Transportes do Algarve, Loulecópia.

Sabe mais sobre o evento aqui.

Segue a ONFM no Instagram e Facebook


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *