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Saltar à corda faz bem e recomenda-se a pessoas de todas as idades

Written by on 11 de Agosto, 2022

Já fizeste exercício hoje?

Saltar à corda é uma forma fácil e barata de fazer exercício, por isso, é melhor começar a pensar em comprar umas cordas. Tem os dois B´ s: bom e barato!

Atenção, se tens problemas ortopédicos que afetem os pés, tornozelos, costas ou joelhos, ou se foste sedentária nos últimos três meses, deves começar com um treino de baixo impacto.

Women’s Health reuniu os dez principais motivos para começares a saltar à corda o quanto antes:

1. Fortalece os ossos

Este exercício ajuda a conservar a densidade óssea na idade adulta, mas também tem um impacto positivo no desenvolvimento ósseo dos mais jovens, sendo por isso um ótimo hábito em qualquer idade.

2. Previne lesões

Saltar à corda também pode ajudar-te a prevenir ou a recuperar de lesões. Este exercício, quando bem executado, ajuda a prevenir lesões no tornozelo, pois fortalece todos os músculos que o suportam.

3. Melhora saúde cardiovascular

Ao praticar este exercício em alta intensidade, a resposta da sua frequência cardíaca pode ser muito maior do que nas outras formas de cardio. Saltar à corda não apenas é benéfico para o coração e para os pulmões, como também ajuda a prevenir o aumento de peso, hipertensão e diabetes, entre outras patologias.

4. Desenvolve coordenação e equilíbrio

A coordenação entre pés e mãos é a chave para um salto à corda bem-sucedido, pelo que a sua prática frequente melhora a coordenação, o equilíbrio e a resistência, de acordo com um estudo da National Library of Medicine. Se estás agora a começar, mantém um ritmo estável e concentra-te em cada salto.

5. Ajuda a ganhar ritmo

No salto à corda, o tempo é tudo. Este exercício é ótimo para a ajudar a trabalhar a sua velocidade e ritmo, sobretudo quando evoluir e começar a saltar com os joelhos altos ou com a corda cruzada. Se gostas de desafios, começa por alternar entre ritmos lentos e acelerados.

6. Trabalha os músculos das pernas

Para quem gosta de uns gémeos salientes, saltar à corda é o exercício perfeito. A aterragem do salto ajuda a fortalecer a elasticidade dos tendões e da fáscia, armazenando melhor a energia.

7. Queima (muitas) calorias

Saltar à corda é dos exercícios que mais calorias queima, até mais que a corrida. Estima-se que a prática deste exercício queime entre 667 a 900 calorias por hora.

8. Aumenta força nos ombros

De acordo com um estudo publicado na Human Kinetics Journal, saltar à corda fortalece as articulações dos ombros e aumenta a sua mobilidade. Embora a maioria dos benefícios físicos de saltar à corda se concentre nos membros inferiores, também pode ajudar a melhorar a força nos ombros.

9. Progresso fácil

O salto à corda é um exercício de evolução fácil e pode ser praticado de diversas formas. Se queres progredir ou melhorar a tua força e coordenação, podes acrescentar peso à sua corda e aventurar-se em saltos mais complexos, segundo um estudo da Journal of Sports Medicine and Physical Fitness.

10. Equipamento portátil e low-cost

O melhor de saltar à corda? Podes fazê-lo a qualquer hora e em qualquer lugar. O equipamento é de transporte fácil, ocupa pouco espaço e pode ser usado em diferentes exercícios.


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