Current track

Title

Artist


A recomendação da DGS que está a gerar controvérsia

Written by on 11 de Agosto, 2022

“Como assim? Há zero evidência científica nisso…”

Na conta oficial do Twitter do Serviço Nacional de Saúde foi feita uma publicação que está a gerar controvérsia entre os utilizadores da rede social.

Na publicação, a Direção-Geral da Saúde deixa algumas recomendações para prevenir afogamentos durante a época balnear. “Antes de dar um mergulho, tenha em consideração as recomendações da DGS“, pode ler-se.

As recomendações que estão a gerar polémica são: “Evite refeições pesadas, não beba álcool e após uma refeição, aguarde duas a três horas antes de entrar na água”.

Vários internautas criticaram a divulgação desta informação. “Como assim ?! Para além de haver zero evidência científica entre digestão e entrar na água, afogamentos previne-se a aprender a nadar e cumprir regras da praia/nadadores salvadores!!“, frisa uma internauta. “Há zero evidência científica da necessidade de fazer digestão. Que vergonha, SNS“, atira outra.

De acordo com a correspondente médica da CNN Portugal Sofia Baptista, após uma refeição, aguardar três horas antes de mergulhar”é mito, isto é, não é sustentado por evidência científica“.

A correspondente médica afirma que “se estamos a falar de nadar por recreação não há problema“. No entanto, “se formos fazer natação ou exercício vigoroso, se formos entrar em água gelada ou se fizemos uma refeição muito pesada, aí seria melhor aguardar algum tempo, diria uma hora, porque existe maior risco de desconforto, incluindo cãibras musculares.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *