Current track

Title

Artist


D. Manuel Clemente foi recebido pelo Papa

Written by on 5 de Agosto, 2022

Manuel Clemente foi hoje de manhã recebido pelo Papa Francisco a propósito dos acontecimentos das últimas semanas.

Em comunicado, o Patriarcado de Lisboa diz que Manuel Clemente foi recebido, a seu pedido, “em audiência privada”.

“O encontro, pedido pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, realizou-se num clima de comunhão fraterna e num diálogo transparente sobre os acontecimentos das últimas semanas que marcaram a vida da Igreja em Portugal”, informa ainda a nota divulgada.

Esta audiência aconteceu no dia em que, além do patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, também o bispo da Guarda, Manuel Felício, e o bispo emérito de Setúbal, Gilberto Reis, “terão tido conhecimento de queixas de abusos por parte de padres e não comunicaram essas suspeitas nem à Polícia Judiciária nem ao Ministério Público, as autoridades civis com competência para investigar este tipo de crimes“.

Comentando a notícia de que terá ocultado das autoridades judiciais e policiais um caso de abusos sexuais no interior da Igreja, D. Manuel Clemente escreveu numa carta aberta: “Aceito que este caso e outros do conhecimento público, e que foram tratados no passado, não correspondem aos padrões e recomendações que hoje todos queremos ver implementados”.

O cardeal dizia, então, querer “esclarecer o que na verdade” testemunhou, tendo em conta “os muitos equívocos e perplexidades”, como lhes chamava, que tem constatado em “torno dos relatos sobre o doloroso caso denunciado em 1999”.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *