Current track

Title

Artist


Cortejo Etnográfico de Santa Cruz volta a proporcionar “viagem” no tempo

Written by on 5 de Agosto, 2022

Santa Cruz vai voltar a “viajar” no tempo, revivendo cenários de há cerca de um século atrás, no próximo dia 15 de agosto.

Tal acontecerá com a realização da 23.ª edição do cortejo etnográfico dessa estância balnear, iniciativa que recria uma antiga tradição das populações rurais do concelho de Torres Vedras, que tinham por hábito organizar no Dia da Assunção de Nossa Senhora uma “ida à praia”.

Sendo pouco antes dos preparativos para as vindimas, o “15 de agosto” era uma “zona de fronteira” vivida de forma festiva pelos “saloios”. Os preparativos para esse dia implicavam a participação de toda a comunidade como se de uma verdadeira festa se tratasse. Não faltava a “boa mesa” e o “bom vinho”. Vestia-se o fato de domingo e lá se seguia para Santa Cruz nas tradicionais carroças e carros de bois.

Como tem acontecido nas suas anteriores edições, o Cortejo Etnográfico de Santa Cruz contará este ano com a participação de ranchos folclóricos do concelho de Torres Vedras, fundamentais para a preservação da memória e da identidade local.

O habitual desfile destes agrupamentos terá início pelas 10h, compreendendo dois percursos distintos, os quais terminarão na Praia do Guincho: um terá início no parque municipal de jogos, seguindo pela rua José Pedro Lopes e passando pelo largo Jaime Batista da Costa, onde os ranchos folclóricos que efetuarão este percurso (Rancho Folclórico e Etnográfico “Danças e Cantares do Furadouro”, Rancho Folclórico e Etnográfico “Os Camponeses” do Varatojo, Rancho Folclórico e Etnográfico “Danças e Cantares” da Mugideira, Rancho Folclórico da Colaria e Rancho Folclórico e Etnográfico de Danças e Cantares de Campelos) atuarão; o outro percurso, que será feito pelo Rancho Folclórico e Etnográfico “Flores do Oeste” (de A dos Cunhados), terá como ponto de partida a rotunda da Praia do Vigia e passará pela avenida do Atlântico, rua Esteves de Oliveira, rua José Guimarães Pinheiro, rua Jerónimo Vilarinho, rua José Joaquim Machado, rua Veríssimo e rua da Azenha.

Findo o périplo dos ranchos folclóricos, terá lugar, na Praia do Guincho, um almoço convívio que reunirá os mesmos, no qual se proporcionará a degustação de pratos tradicionais da zona rural do concelho de Torres Vedras, o que será, certamente, antecedido por uma “ida ao banho”.

A iniciativa, que é organizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras, terá continuidade pela tarde com atividades lúdicas a lembrarem “tempos de outrora”.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *