Current track

Title

Artist


ÓTICAS-OCT apresentam projeto Visão + Estudante

Written by on 30 de Maio, 2022

Dedicado aos jovens e uma aposta na qualidade da visão.

‘Visão + Estudante’ é o novo projeto das ÓTICAS-OCT, “mais uma materialização do posicionamento das ÓTICAS-OCT na defesa da Saúde Visual“, afirma de Luís Góis, Optometrista e Diretor Geral das ÓTICAS-OCT.

Luis Góis sublinha “a importância do sistema visual no desenvolvimento dos jovens estudantes e a necessidade de protege-lo” e, por isso, este projeto tem uma proposta comercial mais apelativa, mas o seu foco está na qualidade das propostas“.

A proposta base incluí lentes com Tratamento Anti-Reflexo, fundamental para uma visão mais transparente e descansada, mas contempla também lentes com Proteção contra a Luz Azul nociva e Proteção Solar através de Clip com lentes coloridas e polarizadas“, explica o Diretor Geral da ÓTICAS-OCT.

Com o número de horas excessivo que passamos em frente a equipamentos digitais, a proteção contra Luz Azul Nociva (azul-violeta) é algo fundamental”, daí a aposta da ÓTICAS-OCT emlentes que filtrem o Azul-Nocivo (azul-violeta, espectro visível, não confundir com ultra-violeta,) que proporcionam indiscutivelmente melhor saúde visual“.

Este projeto também não deixa de parte a exposição à Luz exterior “uma exposição superior que incluí todos os comprimentos de onda, incluindo os azul-nocivos e os ultra-violentas, também eles prejudiciais ao nosso sistema visual”.

Neste sentido, o projeto salienta também a importância da Proteção no Exterior através de alternativas que incluem o clip solar.

“Ou seja, temos coleções de armações que, graduadas com as suas lentes com Anti-Reflexo ou Proteção Luz Azul Nocivo, incluem um Clip Solar (lentes escuras) com lentes polarizadas. Esta solução para além da proteção suplementar aos UV, dá mais conforto por redução da luminosidade, e aumenta o contraste, dado serem lentes polarizadas”.

Na Visão + Estudante existe a flexibilidade de uma solução mais simples, com lentes com tratamento Anti-Reflexo, até uma solução mais completa, com Lentes com Proteção Luz Azul Nociva e Armações com Clip Solar.O nosso foco está na Saúde Visual dos Estudantes“, frisa Luis Góis.

A Miopia e o futuro da visão

Num horizonte mais alargado da Visão + Estudante, as ÓTICAS-OCT estão também muito atentas à reconhecida epidemia do desenvolvimento da Miopia na sociedade, que começa logo nas crianças e jovens, e nas soluções que existem que permitem controlar a evolução da Miopia depois de Diagnosticada.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, se nada for feito, até 2050 50% da população mundial será míope.

As principais causas para a Miopia são a Genética, ou seja, se Mãe e/ou Pai são Míopes, a probabilidade da criança ser míope é maior, mas também o Estilo de Vida. Está demonstrado que as alterações do estilo de vida, que nos tornaram mais sedentários, com menos atividades ao ar livre, com mais atividades de perto prolongadas e com níveis de iluminação fracos, também contribuem para o desenvolvimento da Miopia. “A este nível é fundamental intervir, através quer da sensibilização dos Pais quer das próprias crianças, para um estilo de vida mais saudável, não só para a saúde visual mas também a outros níveis (obesidade por exemplo).

Por outro lado, tecnicamente têm sido desenvolvidas várias terapias que procuram abrandar o desenvolvimento da Miopia quando diagnosticada. “Para ser claro, neste momento o que se apresenta não é a cura (deixar de ser míope) ou parar a progressão após deteção. O que se apresenta é o abrandamento do crescimento da miopia para que, quando estabilize, a graduação seja menor do que se nada se tivesse feito“, explica Luis Góis.

Desenvolveu-se uma determinada forma de construir lentes, primeiro aplicado às lentes de contacto, e, finalmente, às lentes oftálmicas, que está demonstrado em estudos internacionais, que pode diminuir até 60% a progressão da miopia.

As ÓTICAS-OCT criaram as condições para a comercialização de duas destas lentes através da formação das suas equipas e, com as prescrições a começarem a chegar, já começámos a sua aplicação. Os resultados são a médio prazo e, com certeza, que as questões do estilo de vida acima mencionadas serão importantes para os resultados finais”.

Ainda neste espectro mais alargado da Visão + Estudante, as ÓTICAS-OCT são sensíveis à prática desportiva com boa visão e em segurança.

“Temos um conjunto de óculos de proteção graduáveis para serem utilizados por crianças, jovens e adultos, que permitem a prática desportiva com boa visão e sem risco de acidente. Falamos de desportos como Futebol, Basquetebol, Hóquei em patins ou mesmo Natação“.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *