Current track

Title

Artist


Farmácias estão operacionais para testar gratuitamente à Covid-19

Written by on 25 de Maio, 2022

A partir desta quarta-feira, dia 25, cerca de 1 500 farmácias estão preparadas para fazer testes com prescrição.

O presidente da Associação Nacional de Farmácias (ANF) revelou esta quarta-feira, dia 25, que ao longo do dia de hoje ainda se verificaram alguns “casos pontuais” de algumas farmácias que não estavam a realizar testes comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde, mas que “foram sendo resolvidos” ao longo do dia.

Em causa estava o facto de as farmácias não terem, até à data, acesso à prescrição do teste para conseguirem fazer a respetiva comparticipação ao utente.

Desta forma, nos últimos dias, a acertos técnicos com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde tiveram de realizar acertos técnicos.

Note-se que, ao contrário do que acontecia anteriormente, a nova portaria do Governo determina que os TRAg continuam a ser gratuitos até final de junho, desde que prescritos pelo Serviço Nacional de Saúde.

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, justificou a decisão com incidência muito elevada de casos de infeção em Portugal.

De acordo com Ema Paulino, este novo regime funciona da mesma forma para o utente que tenha a prescrição, que deve assinar uma declaração de consentimento informado, já que o despiste da covid-19 “utiliza uma amostra”.

Fonte: Lusa


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *