Buscas feitas pela DCIAP em casas do ex-ministro Manuel Pinho
Written by Beatriz Pereira on 25 de Maio, 2022
Manuel Pinho está envolvido no processo EDP/CMEC.
O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) realizou esta quarta-feira de manhã sete buscas domiciliárias em apartamentos em Lisboa, anunciou o departamento, no âmbito do processo EDP/CMEC.
As casas pertencem ao antigo ministro da Economia, Manuel Pinho, envolvido no caso EDP, no qual foi constituído arguido por suspeitas de corrupção e branqueamento de capitais.
O ex-ministro está, neste momento, em prisão domiciliária desde dezembro de 2021, apesar da defesa solicitar que fosse suspensa a obrigação de permanecer em casa.
A 11 de maio, o Supremo Tribunal de Justiça rejeitou o pedido de ‘habeas corpus’ da defesa do ex-ministro por “falta de fundamento”.
Manuel Pinho foi constituído arguido no âmbito do caso EDP no verão de 2017, por suspeitas de corrupção e branqueamento de capitais, num processo relacionado com dinheiros provenientes do Grupo Espírito Santo. No processo EDP/CMEC, o Ministério Público imputa aos antigos administradores António Mexia e Manso Neto, em coautoria, quatro crimes de corrupção ativa e um crime de participação económica em negócio.