Portugal ajuda Polónia com 50 milhões de euros
Written by Beatriz Pereira on 20 de Maio, 2022
António Costa anunciou ajuda humanitária à Polónia.
O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, dia 20 de maio, que “a transição energética tem de ser prioritária para reduzir dependência de gás russo” e divulgou, ainda, que Portugal vai ajudar a Polónia com 50 milhões de euros para ajuda humanitária.
Em declarações proferidas depois da reunião com o primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, Costa realça que, no campo energético, Portugal é há muito defensor da transição energética e que “temos condições para contribuir de forma duradora para a autonomia energética da Europa”.
“É prioritário o investimento na criação das interconexões entre Portugal e Espanha e Espanha e a Europa (…) para, no futuro, garantir a capacidade de produção de hidrogénio verde a baixo custo beneficiando do preço extraordinariamente baixo na produção de energia solar”.
O primeiro-ministro acrescentou também que “precisamos de respostas imediatas para atingir o objetivo da transição energética a 4 anos”.
O porto de Sines será um ponto estratégico para o país poder fornecer gás à Europa. “Estamos a estudar a hipótese de utilizar o porto de Sines como uma plataforma de ‘transhipping’ [transferência de cargas entre navios] para fazer a trasfega de grandes navios metaneiros para navios metaneiros de média e pequena dimensão que terão melhores condições de operar nas zonas muito congestionadas no mar do Norte e mar Báltico”, rematou.
Pingback: