Current track

Title

Artist


Portugal ajuda Polónia com 50 milhões de euros

Written by on 20 de Maio, 2022

António Costa anunciou ajuda humanitária à Polónia.


O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, dia 20 de maio, que “a transição energética tem de ser prioritária para reduzir dependência de gás russo” e divulgou, ainda, que Portugal vai ajudar a Polónia com 50 milhões de euros para ajuda humanitária. 

Em declarações proferidas depois da reunião com o primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, Costa realça que, no campo energético, Portugal é há muito defensor da transição energética e que “temos condições para contribuir de forma duradora para a autonomia energética da Europa”. 

“É prioritário o investimento na criação das interconexões entre Portugal e Espanha e Espanha e a Europa (…) para, no futurogarantir a capacidade de produção de hidrogénio verde a baixo custo beneficiando do preço extraordinariamente baixo na produção de energia solar”.

O primeiro-ministro acrescentou também que “precisamos de respostas imediatas para atingir o objetivo da transição energética a 4 anos”

O porto de Sines será um ponto estratégico para o país poder fornecer gás à Europa. “Estamos a estudar a hipótese de utilizar o porto de Sines como uma plataforma de ‘transhipping’ [transferência de cargas entre navios] para fazer a trasfega de grandes navios metaneiros para navios metaneiros de média e pequena dimensão que terão melhores condições de operar nas zonas muito congestionadas no mar  do Norte e mar Báltico”, rematou.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *