Current track

Title

Artist


Hipótese de envolvimento de terceiros na morte de Rendeiro excluída

Written by on 14 de Maio, 2022

“Ele estava numa cela única quando se enforcou.”

Os serviços prisionais sul-africanos confirmaram hoje que não houve envolvimento de outras pessoas na morte do antigo presidente do BPP.

Em declarações à Agência Lusa, o porta-voz dos serviços prisionais da África do Sul, Singabakho Nxumalo, afirmou que João Rendeiro estava numa cela individual.

Ele estava numa cela única quando se enforcou. Foi depois de trancado, portanto ninguém podia estar envolvido ou ter acesso a ele“, afirmou Singabakho.

João Rendeiro estava detido desde 11 de dezembro de 2021, depois de ter estado fugido três meses e ter sido encontrado na África do Sul. No dia 17 de dezembro o juiz Rajesh Parshotam, do tribunal de Verulam, decretou a medida de coação mais gravosa.

O antigo banqueiro foi colocando em prisão preventiva no estabelecimento prisional de Westville condenado em três processos distintos relacionados com o colapso do BPP.

Das três condenações, apenas uma já tinha transitado em julgado, tendo João Rendeiro sido forçado a cumprir uma pena de prisão efetiva de cinco anos e oito meses.

Rendeiro foi ainda condenado a 10 anos de prisão num segundo processo e a mais três anos e seis meses num terceiro processo. O tribunal deu como provado que o ex-banqueiro retirou do BPP 13,61 milhões de euros.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *