Current track

Title

Artist


DGS atualiza regras e recomenda novamente que portugueses usem máscara

Written by on 28 de Abril, 2022

A Direção-Geral da Saúde deu um passo atrás.

Numa altura em que o Rt volta a subir em Portugal, a Direção-Geral da Saúde atualizou esta quinta-feira a orientação sobre o uso obrigatório e recomendado de máscara, considerando que a sua utilização se mantém como uma “importante medida” para conter as infeções causadas pelo coronavírus.

Na passada quinta-feira, 21 de abril, o Conselho de Ministros reuniu e decretou o fim da obrigatoriedade do uso das máscaras em espaços fechados. No entanto, havia três exceções: hospitais e locais de prestação de serviços de saúde, lares de idosos e transportes públicos.

Marta Temido, ministra da Saúde, disse na altura, que a “evolução da situação é positiva” no País e que, apesar de “não estarmos no patamar ideal, o caminho permite neste momento alterar o enquadramento que existia” e um deles é o fim do uso de máscaras. A situação de alerta continua em vigor até dia 5 de maio. 

Segundo o último relatório semanal do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, divulgado esta quarta-feira, 27 de abril, o valor médio do Rt — que estima o número de casos secundários de infeção de Covid-19 resultantes de cada pessoa portadora do vírus — subiu 1,02 em Portugal.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *