Current track

Title

Artist


OMS não encontra ligação entre hepatite infantil e vacina contra a covid-19

Written by on 27 de Abril, 2022

Relação entre os casos de hepatite aguda em crianças e a vacina contra a covid-19? OMS diz que não há ligação.

As causas permanecem sob investigação profunda“, disse Philippa Easterbrook, especialista da OMS, numa conferência de imprensa em Genebra.

A OMS disse ontem, 26 de abril, que não encontrou ligação de casos de hepatite aguda em crianças e a vacina contra a covid-19 ou o consumo de algum tipo de alimento ou medicamentos.

Estamos a analisar uma série de fatores subjacentes, infecciosos e não infecciosos, que podem estar a causar os casos” de hepatite, disse Philippa.

“Não há nada que indique uma relação com a vacina contra a covid-19, uma vez que uma grande maioria das crianças (em que a doença foi detetada) não receberam esta vacina”, referiu ainda.

A OMS recebeu até agora relatos de 169 casos desta hepatite aguda provenientes de 12 países e em sete casos – um em cada dez – o quadro clínico exigiu um transplante hepático nas crianças.

A especialista da OMS reconheceu ainda a possibilidade de haver uma relação entre os casos e um adenovírus apesar de considerar que é “muito incomum que um adenovírus cause este tipo de sintomas graves“.

Os adenovírus são um grupo de vírus muito comuns que são transmitidos entre pessoas e que muitas vezes causam infeções do sistema respiratório e digestivo, particularmente em crianças.

Agência Lusa


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *