Rússia ameaça retaliar contra novas sanções da União Europeia
Written by Catarina Roque on 6 de Abril, 2022
A informação foi avançada pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros.
Alexandr Grushko, vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, revelou que caso a União Europeia (UE) aprove hoje o quinto pacote de sanções a aplicar contra a Rússia, o país responderá.
“É evidente que vamos tomar medidas de represália, assim como vamos desenvolver medidas apropriadas para protegermos os nossos legítimos interesses nos setores da economia e em outras áreas”, referiu o responsável, em declarações à agência Interfax.
Tendo em conta os últimos acontecimentos em Busha, cidade onde foram descobertos centenas de cadáveres após a retirada das tropas russas, a UE deverá aprovar mais sanções a aplicar contra o país, nomeadamente a proibição de importação de carvão russo.
Além do possível corte no carvão, que pode constituir a primeira ação conjunta da União Europeia contra o setor da energia da Rússia, o quinto pacote de sanções pode incluir a proibição de transações com quatro bancos russos e o fim de exportações de tecnologia, madeira, marisco e licores europeus para a Rússia.
Além destas medidas, Bruxelas também pretende impedir que os navios russos tenham acesso a portos europeus. Restringir o trânsito rodoviário aos operadores da Rússia e da Bielorrússia é outra das intenções.
Recorde-se que a guerra entre os dois países teve início na madrugada de 24 de fevereiro.
Desde o início do ataque russo à Ucrânia, mais de 11 milhões de pessoas já fugiram do país.
Segue a ONFM no Instagram e Facebook
Fonte: Lusa
Pingback:
Pingback:
Pingback:
Pingback: