Current track

Title

Artist


Querida Sofia Dias – Alternativas mais Naturais para Decoração? Sim, é possível!

Written by on 5 de Abril, 2022

Desde sempre que as matérias primas em bruto fazem parte da decoração, pelo que a utilização de materiais naturais na decoração não é algo novo mas tem cada vez mais ganho espaço e importância.

A valorização da diminuição da produção massiva de produtos cuja degradação é prejudicial ao planeta (caso do plástico) veio ajudar a que a utilização dos inúmeros materiais naturais existentes ganhassem o espaço que precisavam para serem notados e tidos em conta na decoração dos nossos lares.

Uma casa com elementos naturais torna-se mais calma, mais quente e respira “saúde” o que nos vai transmitir por consequência um estado de espirito mais leve e menos stressante. O dia a dia na correria e vida stressante merece ser tranquilizada com a nossa entrada em casa, e os materiais naturais têm um papel muito importante para este sentimento.

De um modo geral os materiais naturais vão conferir ao espaço um toque minimalista e amplo, pois ao os usarmos não precisamos de “encher” o espaço, e por consequência como são espaços de fácil manutenção e cuidado tornam-se apaziguadores.

Os elementos de decoração naturais são perfeitos na sua medida, pelo que aqui a perfeição de um objeto que passou numa linha de montagem e chumbou no teste de qualidade para ser colocado no mercado não existe. Uma peça de decoração natural torna-se única pela sua imperfeição!

Então e que materiais naturais podemos usar? A começar nos tecidos em fibras naturais, papel de arroz, cerâmicas de barro, pedras naturais, vime ou bambu, madeira e a acabar nas plantas podemos escolher aqueles que vão ao encontro do nosso estilo e garanto vos que nunca ficamos desiludidos sem solução. Todos estes elementos podem ser usados em candeeiros, paredes, têxteis do lar, mobiliário, loiças, utensílios de logística do lar.

Se procura uma casa relaxante, acolhedora, tranquila e natural é nestes materiais que encontra a solução.

Um estilo natural pode ser projetado através de várias soluções de decoração, entre elas:

Mobiliário – escolha moveis de madeira ou vime, ou até reciclados. Reciclar mobiliário antigo dando lhe novas vidas e usos farão toda a diferença na sua casa.

Cor – os tons associados a natureza fazem com que a sua casa seja um espelho de tudo o que ela nos transmite. Escolha tons terra, verdes e azuis que são associados aos elementos terra, agua e ar. Os tons laranjas e vermelho associam-se ao fogo e por isso são mais fortes em temperatura e intensidade, logo ao serem usados são em apenas 10% do total da cor da zona em estudo para não roubarem a paz que se procura.

Iluminação – a luz de uma casa é dos fatores mais importantes de uma casa. Opte por elementos de iluminação como candeeiros de barro, em vime ou em tecido de algodão. Os revestimentos escolhidos para pavimento também ajudam muito na reflexão da luz, e a madeira e as pedras naturais são dois deles.

Elegância – se procura um toque mais requintado ou brilhante pode optar por elementos em cobre ou bronze pois vão refletir luz e encher o espaço pela sua elegância e simplicidade.

Conforto – os materiais naturais também nos garantem o conforto na nossa casa seja ele acústico seja térmico, como a cortiça uma vez que ela garante um excelente comportamento na atenuação da propagação do som e na absorção das diferenças de temperatura.

Existem muitos materiais que apesar de milenares nunca tinham tido tanta visibilidade como agora, entre eles temos o vime e o rattan muito usado em cestos de arrumação/organização do lar e construção de mobiliário; o linho, o algodão e a lã que são usados em cortinados, mantas, colchas, abajures; madeira que constrói o mobiliário seja ele funcional ou decorativo ou apenas de divisão de ambientes – quem nunca pensou em fazer um sofá de palete?;

Se duvidas existissem se os materiais naturais são a nova tendência do seculo XXI, acho que aqui se perdem, mas cuidado não se deve abusar como em qualquer outro estilo. Tudo o que é Menos é Mais! O excesso e exagero fazem com que se perca a essência deste estilo tão tranquilizador, para além que vai dificultar a gestão da sua vida e manutenção diária da casa.

Menos é Mais, e é no equilíbrio que se encontra a paz.

Pronto para trazer a natureza para a sua casa?

Segue a ONFM no Instagram e Facebook


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *