Current track

Title

Artist


Putin alerta para “crise alimentar” causada por sanções ocidentais

Written by on 5 de Abril, 2022

O presidente russo destacou ainda a subida dos preços da energia.

Esta terça-feira, dia 5, Vladimir Putin alertou para o facto de a Rússia ter de estar atenta às suas exportações de alimentos para “países hostis”.

De acordo com o presidente russo, além das sanções impostas pelo Ocidente fomentaram uma crise alimentar global, levaram também à subida “em espiral” dos preços da energia.

Segundo Putin, os preços elevados da energia, juntamente com a falta de fertilizantes para a agricultura, podem levar o Ocidente a ter de imprimir dinheiro para comprar provisões, o que poderá levar à escassez de alimentos nos países mais desfavorecidos.

“Eles irão, inevitavelmente, exacerbar a escassez de alimentos nas regiões mais pobres do mundo, estimular novas ondas de migração e, em geral, fazer subir ainda mais os preços dos alimentos”, disse o chefe de Estado russo numa reunião sobre o desenvolvimento da produção alimentar-

De acordo com a Reuters, Putin destacou ainda que “nas condições atuais, a escassez de fertilizantes no mercado global é inevitável. Teremos de ser mais cuidadosos com o abastecimento alimentar do estrangeiro e, especialmente, controlar cuidadosamente as exportações para países que são hostis.”

Note-se que a Rússia é o maior exportador mundial de trigo, fornecendo-o especialmente a países de África e do Médio Oriente.

Recorde-se que a guerra entre a Rússia e o Ucrânia teve início na madrugada de 24 de fevereiro. Deste então, o país tem sido alvo de várias sanções.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *