Ilha da Berlenga: A partir de hoje passa a ser obrigatório taxa turística
Written by Catarina Roque on 1 de Abril, 2022
O valor da taxa será reduzido para visitantes com idades entre os 6 e os 18 anos e maiores de 65.
A partir desta sexta-feira, dia 1 de abril, passa a ser obrigatório o pagamento de uma taxa turística no valor de três euros para visitar a ilha da Berlenga, ao largo de Peniche, uma vez se trata de um espaço natural e o número de entradas diárias são limitadas.
De acordo com a portaria do Governo publicada em Diário da República, os pessoas com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos, bem como os maiores de 65, vão pagar metade do valor.
O valor das receitas vão ficar “preferencialmente afetas à promoção das medidas de valorização”, desde obras de saneamento, gestão de resíduos e de abastecimento de água de uso público, implementação de alternativas de fornecimento de energia elétrica sustentável e melhorias das infraestruturas existentes no cais do Carreiro do Mosteiro, para o embarque e desembarque dos visitantes.
Note-se que a ilha, pertencente ao distrito de Leiria, pode receber até 550 pessoas em simultâneo.
Este limite foi imposto para minimizar os efeitos do turismo sobre as espécies e habitats naturais sensíveis.
De acordo com um estudo da Universidade Nova de Lisboa, mais de 65 650 pessoas visitam a ilha da Berlenga anualmente.
Recorde-se que, em 2011, o arquipélago foi classificado como Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).
A ilha tem ainda estatuto de reserva natural desde 1981, é Sítio da Rede Natura 2000 desde 1997 e foi classificado como Zona de Proteção Especial para as Aves Selvagens em 1999.
Segue a ONFM no Instagram e Facebook
Fonte: Lusa
Pingback: