Dois anos depois, celebrações da Páscoa voltam à normalidade em Fátima
Written by Catarina Roque on 1 de Abril, 2022
O anunciou foi feito esta sexta-feira pelo Santuário de Fátima.
Esta sexta-feira, dia 1 de abril, o Santuário de Fátima anunciou as celebrações da Páscoa vão voltar “a poder ser vivido sem restrições de lugares”.
“Dois anos depois da difícil situação da pandemia, que marcou as celebrações pascais em 2020 e 2021, o Santuário de Fátima vai reforçar o seu programa celebrativo na Páscoa, já sem restrições à participação dos peregrinos, mas mantendo a prudência, evitando gestos e comportamentos que possam envolver riscos”, pode ler-se no comunicado.
Ainda assim, é referido que “continuará a ser obrigatório o uso da máscara durante as celebrações pascais”.
Este ano, a novidade será “o reforço das propostas para a vivência espiritual do tríduo pascal subordinado ao tema ‘Fátima na Luz da Páscoa’, enquadradas na Escola do Santuário, mas de acesso generalizado por parte dos peregrinos, sem a necessidade de inscrição prévia”.
Entre os dias 14 e 16 de abril, o santuário vai incluir “quatro breves momentos meditativos que se oferecem como instrumento para esta leitura de Fátima em horizonte pascal, para que cada peregrino, pela mão de Jacinta, Francisco e Lúcia, possa melhor contemplar e viver o mistério pascal que se celebra”, é ainda referido.
Note-se que as celebrações principais vão ser transmitidas ‘online’, como é o caso da missa da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa, às 18h00, a Paixão, na Sexta-feira Santa, às 15h00, e a Vigília Pascal, no Sábado Santo, às 22h00. Também a missa de Páscoa, no domingo, às 11h00, será transmitida.
Segue a ONFM no Instagram e Facebook
Fonte: Lusa